rosa rosa

Biografia & Publicações

rosa3.jpg

Nasci em Manaus, Amazonas, Brasil, em 1954. Sou casada com Charles Clement, um americano de Connecticut, e tenho duas filhas, Vanessa e Lorena. Estudei Ciências da Computação na Universidade Autônoma de Centro América - UACA, em Alajuela, San José, CR, e na Universidade Comunitária Kapiolani, em Honolulu, Havaí, USA, mas não cheguei a concluir os cursos. Com um interesse voltado para a literatura, em 2004, graduei em Letras - Tradutor/Intéprete, pela Universidade Paulista - UNIP, Campus Manaus, Amazonas, Brasil. O tema de minha monografia foi "A Trajetória da mulher amazonense na poesia", a qual foi apresentada e recebeu nota 10 da banca examinadora. Trabalho no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, com informação tecnólogica e como tradutora em meu tempo livre.

Poesia e Poetas do Amazonas

poesiaepoetas.jpg

Poesia e Poetas do Amazonas. Telles, Tenório; Kruger, Marcos Frederico Organizadores). Manaus: Editora Valer, 2006.

Antologia que conta com a participação de 68 poetas. Segundo os organizadores, "Inserem-se neste volume, poemas representativos do Estado do Amazonas". A apresentação dos autores é feita pela data de nascimento começando com os primeiros poetas. A publicação de meus poemas "Sua Majestade o Abacaxi" e "Flores Incandescentes" nessa antologia foi uma surpresa prometida e cumprida pelo professor Tenório Telles.

Terra de Cunhantã e Curumim é Assim

rosa-livro.jpg

Clement, Rosa. 2002. Terra de Cunhantã e Curumim é Assim. Prefeitura Municipal de Manaus/Editora Valer. Série Valores da Terra. ISBN 85-7512-063-8.

Eis meu primeiro publicacoes "Terra de Cunhatã e Curumim é Assim" aprovado para publicação pelo projeto "Valores da Terra", Manaus, AM. Esse projeto é uma iniciativa da Fundação Vila Lobos, com apoio da Prefeitura de Manaus, e visa incentivar aos novos músicos, artistas, escritores e poetas de mostrarem seu trabalho. Na área de literatura foram selecionados 22 escritores, sendo o meu publicacoes um dos selecionados. É um publicacoes para crianças com poemas sobre as frutas e animais da região. Pela característica da série, o publicacoes não é ilustrado e só a imaginação do pequeno ou grande leitor é que poderá dar as cores e formas que cada poema pede. A orelha do publicacoes foi feita pelo poeta Anibal Beça e a publicação pela Editora Valer.

Ins Piração Erótica

erotica

Ins Piração Erótica. 2000. Literarte publicacoess e Artes Ltda. p. 91 e 92, com os poemas "Ser Mulher" e a "A Bunda".

Esse publicacoes foi levado ao público no dia 23 de março, em Jundiaí, São Paulo no espetáculo teatral denominado "Ins Piração Erótica" sob coordenação do poeta Douglas Mondo. O espetáculo tem como pano de fundo a vida boêmia passada numa boate dos anos 60 - "Erótica" - com atores e atrizes interpretando os poemas com um grande show no palco da citada casa noturna.

Painel Brasileiro de Novos Talentos

Clement, Rosa. 1998. Poema: "Manaus". Antologia Painel Brasileiro de Novos Talentos. Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Vol. 1.

Antologia ASSEAM

asseam.jpg

I Antologia Poética ASSEAM (Associação dos Escritores do Amazonas). 1997. Antônio Lopes de Sá, Almir Diniz de Carvalho, Abrahim Sena Baze, Albertina Costa Rego de Albuquerque, Gaitano Laertes Pereira Antonaccio, Kelly Beatriz Marques de Oliveira, Moacir Couto de Andrade, Ruth Prestes Gonçalves, Rene Costa Menezes de Souza, Rosa Clement, Rui Machado.

Página do site de Rosa Clement