crianca crianca

O Voo

Rosa Clement, © 2015

Maria gostava muito de sentar no batente da janela da cozinha de sua casa. Era onde ela costumava comer frutas, ler uma história, sonhar e fazer nada. Um dos sonhos da menina era o de poder voar. Certa vez, ela ouviu alguém contar que um menino havia usado um guarda-chuva para descer uma pequena distância, como se fosse um pára-quedas. Então ela poderia tentar também.

Naquele dia, Maria olhou com mais atenção para o chão do lado de fora e achou que tinha uma distância entre o solo e a janela que não oferecia riscos. Se ela conseguisse voar aquele pedacinho medido, vencer distâncias maiores seria fácil. Além disso era uma distância com a qual Maria estava acostumada. Afinal, era dali que ela saltava quando queria fugir para brincar no quintal. Assim ela achou que seu sonho de voar poderia ser realizado ali mesmo.

Você adivinhou o que Maria foi fazer não é? Pois é... Ninguém deve tentar isso, nunca. Mas como Maria não gostava de esperar muito para realizar seus sonhos, ela decidiu que estava na hora de pôr em prática o que ela tinha em mente. Rapidamente ela correu até o cabide perto da porta e pegou o guarda-chuva do seu pai e o trouxe consigo para o batente da janela. Ela abriu o guarda-chuva, segurou firme no cabo e saltou.

Ela esperava flutuar e fazer um pouso macio, mas como era de se esperar Maria caiu com força e machucou os joelhos. Ela chorou muito, primeiro porque se feriu, e tambem porque estava desapontada que o guarda-chuva não funcionou para fazê-la voar como ela acreditava e confiava na história que lhe haviam contado. Nunca mais ela quis pensar em voar e aprendeu que voar é coisa para pássaros.

Um Sonho de Maria

Maria, linda menina
quer muito poder voar.
Ela faz dos braços asas
só que não sai do lugar.

Maria quer ser um pássaro
para ver lá das alturas
a cidade e a floresta
e comer frutas maduras.

Maria também quer ser
a melhor paraquedista,
para assim poder voar
e apreciar a vista.

Mas Mariazinha entende
mesmo com rosto tristonho,
que ela precisa crescer
para realizar seu sonho.