crianca crianca

O Presente

Rosa Clement, © 2015

-- Mariazinha, cadê você? Venha arrumar sua cama.

Essa è a mãe de Maria que a chamava para arrumar seu quarto. Mas Maria não podia escutá-la pois estava na casa da vizinha, brincando distraída com um macaquinho que havia chegado recentemente. Maria se encantou com o macaco a quem deu o nome de Espoleta por ser muito danado. Vendo todo o interesse da menina pelo bichinho, dona Zefa, a dona do animal, perguntou se Maria queria ficar com ele. A menina disse logo que sim, sem nem pensar se a mãe concordava ou não. Então dona Zefa disse:

-- Pode ficar com ele. Agora ele é seu. É meu presente para você. Se sua Mae não quiser o macaquinho pode trazer de volta.

Maria agradeceu e saiu correndo com o macaco nas mãos. Ela o colocou numa goiabeira alta e folhosa do seu quintal, para a mãe não ver, pressentindo que seu presente não seria aprovado. Mas o 'presente' não ficava quieto. No instante em que sua nova dona se distraiu, ele fugiu e pulou pela janela na cozinha da casa de Maria que ficava pertinho da goiabeira. De repente, só se ouvia o barulho de tampas de panelas caindo no chão e a mãe de Maria gritando:

-- Socorro! Eu vi um macaco mexendo na minha cozinha.

Maria correu em direção à cozinha e rapidamente conseguiu agarrar Espoleta e levá-lo para o quintal. A mãe da menina, desconfiou que aquela confusão toda era arte da filha e a chamou zangada:

-- Maria, de onde veio esse macaco?
-- Foi a dona Zefa que me deu de presente, mamãe.
-- De presente? Pois quero que você devolva esse presente imediatamente. Agora!

--Maria então levou o macaquinho de volta, contando a dona Zefa o que havia acontecido. Ela voltou para casa um pouco triste, mas entendendo que foi um erro não ter contado à sua mãe o fato de querer adotar Espoleta. Mas Maria ia visitar o macaquinho de qualquer forma e eles se tornaram grandes amigos.

Maria Veterinária

Maria gosta bastante
de cuidar dos animais,
no entanto, ela precisa
da autorização dos pais.

Ela cuida com carinho
de seu amado cãozinho
mas ela também queria
cuidar de um macaquinho.

Maria também queria
ser dona de um cavalo
só que no seu quintal
cabe somente um galo.

Ela ganhou de presente
um peixinho no aquário
com quem ela sempre fala
de assunto culinário.

Maria quer ser doutora,
e o que ela tem contado
é que ela quer cuidar
de bichinho abandonado.